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Vocabulário do empreendedor
28 de Dezembro de 2021
Empreender não é uma tarefa fácil, muitos se perdem, ainda no começo, por pensarem que por ser dono do próprio negócio, teriam os seus horários ajustados à sua vontade.
Quando, na verdade, o que acontece é o contrário, se trabalha duas ou até três vezes mais do que antes, claro, se a intenção for fazer dar certo.
No mundo empreendedor nem sempre se terá vontade de cumprir tarefas. Mas é nesse momento então que entra um ponto que talvez seja o mais importante, que ditará se você chegará longe ou não. A disciplina.
Muito se fala em colocar a mão na massa (o que é essencial também), porém um empreendedor muitas das vezes não tem uma equipe gigantesca por trás, então tem de desempenhar diversas áreas do negócio.
Estudar o que não se sabe e descobrir pontos novos também é uma das chaves do empreendedorismo, que inclusive tem um “vocabulário” próprio que designa funções e tudo que se tem de resultado nelas.
Ter a consciência de que conhecer esses termos levará a diversos lugares e a compreensão de saber que isso fará total diferença.
Apresento alguns dos “vocabulários do empreendedor”:
Budget:
Traduzido do inglês, significa orçamento. Um periódico da sua empresa, que tem de ser feito constantemente. A partir do orçamento é possível prever os gastos e analisar as projeções.
B2B/B2C:
Business to business (B2B) Business to customer (B2C).
O primeiro é utilizado para conceituar o negócio feito entre duas empresas. Já o segundo, é o negócio entre uma empresa e o consumidor final.
Coworking:
Espaço compartilhado por diversas empresas ou profissionais de segmentos diferentes.
Novidade que vem ganhando espaço por ser uma nova maneira de repensar os espaços de trabalho, utilizado na maioria das vezes por profissionais autônomos.
Follow-Up:
Basicamente acompanhar o pós-venda, como estratégia de experiência do cliente.
Serve para se ter noção da excelência com que os produtos estão sendo distribuídos e como estão sendo recebidos. A partir de um follow-up é possível avaliar a satisfação dos seus clientes.
MVP:
Sigla para “Minimun Viable Product”, que traduzindo significa produto mínimo viável, ou seja, define qual o coeficiente mínimo para um determinado produto.
É uma técnica bastante utilizada no mundo empresarial, que consiste em lançar um produto com investimentos mínimos a fim de se verificar a sua aceitação no mercado, antes de se investir verdadeiramente nele.
Pitch de Venda:
Trata-se de uma apresentação curta do seu negócio visando atrair clientes ou investidores.
Uma das ferramentas que mais assustam o novo empreendedor. Ele é considerado um momento único e extremamente importante para o crescimento do negócio.
Deve conter entre 3 e 5 minutos.
ROI:
“Return on Investiment” traduzindo, retorno sobre investimento.
Trata-se do percentual de retorno referente ao investimento aplicado. Um levantamento do ganho ou da perda através dos investimentos que foram feitos.
Networking:
Tem crescido imensamente e já faz parte do cotidiano do empreendedor. Trata-se de uma rede de contatos profissionais para a troca de experiências, vivências e projeções.
Importantíssimo para a abrangência de oportunidades e conhecimento dos profissionais.
Startup:
Empresas em estágio inicial com características particulares, em sua maioria com base tecnológica que possui um produto ou um serviço inovador com um modelo de negócio escalável.
Incubadoras:
Nas incubadoras, empreendedores em início de jornada encontram apoio para estruturar o seu negócio. O suporte oferecido abrange as mais variadas frentes que compõem uma empresa, como gestão, operação, finanças, jurídico e marketing.
Essas são algumas das milhares de palavras usadas no mundo empreendedor atualmente.
É bastante válido conhecer e entender cada uma delas até para a extensão dos negócios.
Afinal, nenhum conhecimento é demais.
Redação WMB Marketing Digital