Empreendedor: tipos e principais características

Artigos

Empreendedor: tipos e principais características

07 de Outubro de 2021

Empreender é uma forma de olhar os problemas como oportunidades.

Neste artigo, você vai entender o universo do empreendedorismo e conhecer os tipos de empreendedor e as suas principais características.

Ao longo do tempo, desde o surgimento do empreendedorismo, o perfil do empreendedor foi se tornando cada vez mais específico para a sua função estando hoje diretamente relacionado à inovação e criação.

Até meados da Revolução Industrial, as funções não eram claramente definidas, uma vez que todos lidavam com diversas tarefas simultaneamente.

Finalmente com o entendimento e com a divisão de papéis de trabalho, é possível identificar os seguintes profissionais:

  • empreendedor: cria e inova negócios
  • administrador: administra o funcionamento e os recursos dos negócios
  • investidor: investe em negócios para capitalizar

Claro que diversos profissionais combinam essas funções e um empreendedor pode ser administrador e investidor.

Para empreender é preciso versatilidade, criação e pesquisa, além de habilidades técnicas para gerenciar um negócio.

O empreendedor não simplesmente provê mercadorias ou serviços, mas visualiza oportunidades e as transforma em um negócio lucrativo.

Além disso, os empreendedores podem ser muito diferentes entre si e classificados a partir de seus ‘tipos’:

Empreendedor nato
Normalmente são pessoas que começaram a trabalhar muito cedo e com poucas condições criaram grandes empresas. Como iniciaram no empreendedorismo muito jovens, acabam por adquirir habilidades de negociação e venda, além de serem visionários, otimistas e estão sempre à frente de seu tempo.

Empreendedor que aprende
É aquele que se depara com uma oportunidade de negócio e decide mudar de vida. Assumindo os riscos de criar o seu negócio, se depara com a necessidade de estudar sobre o próprio empreendimento. 
Um ponto a se destacar sobre esse tipo de empreendedor é que ele necessita do surgimento de uma oportunidade, tendo maior cautela que os demais tipos de empreendedores.

Empreendedor serial
É aquele que constrói um negócio para vender. Com o capital ganho com a ideia inicial, utiliza para criar outro, e assim sucessivamente. 
Desta forma, a venda é parte do fim de um empreendimento e o começo de um novo.

Empreendedor corporativo
Com o aumento da necessidade de inovação, este tipo de empreendedor tem ganhado importância. São executivos que se destacam e que buscam crescer dentro da empresa, contribuindo com a organização. Possuem grande conhecimento em ferramentas administrativas e gerenciais, considerados ótimos negociadores.
Esse tipo de empreendedor é ideal para trabalhar em grandes empresas.

Empreendedor social
Possui características dos empreendedores tradicionais, sendo criativo, visionário e determinado. Ele busca a inovação social, trabalhando em negócios éticos, órgãos governamentais, públicos, voluntários e comunitários.

Empreendedor por necessidade
É aquele que iniciou um empreendimento autônomo por não possuir melhores opções de trabalho.
O empreendedorismo por necessidade está mais fadado ao insucesso. Embora existam alguns casos que deram certo e se mantiveram. 
A maioria desses empreendedores entram no mercado totalmente despreparados e sem conhecimento dos verdadeiros riscos.

Quais as principais características do empreendedor?

Ser empreendedor, principalmente no Brasil, é um desafio diário que requer muito foco e determinação.

Depois de entender cada um de seus tipos, é chegado o momento de conhecer as principais características presentes no perfil da maioria dos empreendedores:

Criatividade
Para se manter no mercado e superar os desafios do dia a dia, essa característica é importantíssima para quem quer empreender.

Visão
Para permanecer de olho no mercado e entender para onde ir.

Iniciativa
Fundamental para fazer acontecer.

Resiliência
Para enfrentar as dificuldades sem desistir ou tomar decisões precipitadas que venham a colocar tudo a perder.

Capacidade de Planejamento
Para manter o negócio e pensar em uma possível expansão.

Liderança
Para gerenciar o seu negócio.

Networking
Para fazer e manter uma rede sólida de contatos, visando oportunidades de trabalhos e parcerias.

 

Redação - WMB Marketing Digital