Artigos
Empreendedor: tipos e principais características
07 de Outubro de 2021
Empreender é uma forma de olhar os problemas como oportunidades.
Neste artigo, você vai entender o universo do empreendedorismo e conhecer os tipos de empreendedor e as suas principais características.
Ao longo do tempo, desde o surgimento do empreendedorismo, o perfil do empreendedor foi se tornando cada vez mais específico para a sua função estando hoje diretamente relacionado à inovação e criação.
Até meados da Revolução Industrial, as funções não eram claramente definidas, uma vez que todos lidavam com diversas tarefas simultaneamente.
Finalmente com o entendimento e com a divisão de papéis de trabalho, é possível identificar os seguintes profissionais:
- empreendedor: cria e inova negócios
- administrador: administra o funcionamento e os recursos dos negócios
- investidor: investe em negócios para capitalizar
Claro que diversos profissionais combinam essas funções e um empreendedor pode ser administrador e investidor.
Para empreender é preciso versatilidade, criação e pesquisa, além de habilidades técnicas para gerenciar um negócio.
O empreendedor não simplesmente provê mercadorias ou serviços, mas visualiza oportunidades e as transforma em um negócio lucrativo.
Além disso, os empreendedores podem ser muito diferentes entre si e classificados a partir de seus ‘tipos’:
Empreendedor nato
Normalmente são pessoas que começaram a trabalhar muito cedo e com poucas condições criaram grandes empresas. Como iniciaram no empreendedorismo muito jovens, acabam por adquirir habilidades de negociação e venda, além de serem visionários, otimistas e estão sempre à frente de seu tempo.
Empreendedor que aprende
É aquele que se depara com uma oportunidade de negócio e decide mudar de vida. Assumindo os riscos de criar o seu negócio, se depara com a necessidade de estudar sobre o próprio empreendimento.
Um ponto a se destacar sobre esse tipo de empreendedor é que ele necessita do surgimento de uma oportunidade, tendo maior cautela que os demais tipos de empreendedores.
Empreendedor serial
É aquele que constrói um negócio para vender. Com o capital ganho com a ideia inicial, utiliza para criar outro, e assim sucessivamente.
Desta forma, a venda é parte do fim de um empreendimento e o começo de um novo.
Empreendedor corporativo
Com o aumento da necessidade de inovação, este tipo de empreendedor tem ganhado importância. São executivos que se destacam e que buscam crescer dentro da empresa, contribuindo com a organização. Possuem grande conhecimento em ferramentas administrativas e gerenciais, considerados ótimos negociadores.
Esse tipo de empreendedor é ideal para trabalhar em grandes empresas.
Empreendedor social
Possui características dos empreendedores tradicionais, sendo criativo, visionário e determinado. Ele busca a inovação social, trabalhando em negócios éticos, órgãos governamentais, públicos, voluntários e comunitários.
Empreendedor por necessidade
É aquele que iniciou um empreendimento autônomo por não possuir melhores opções de trabalho.
O empreendedorismo por necessidade está mais fadado ao insucesso. Embora existam alguns casos que deram certo e se mantiveram.
A maioria desses empreendedores entram no mercado totalmente despreparados e sem conhecimento dos verdadeiros riscos.
Quais as principais características do empreendedor?
Ser empreendedor, principalmente no Brasil, é um desafio diário que requer muito foco e determinação.
Depois de entender cada um de seus tipos, é chegado o momento de conhecer as principais características presentes no perfil da maioria dos empreendedores:
Criatividade
Para se manter no mercado e superar os desafios do dia a dia, essa característica é importantíssima para quem quer empreender.
Visão
Para permanecer de olho no mercado e entender para onde ir.
Iniciativa
Fundamental para fazer acontecer.
Resiliência
Para enfrentar as dificuldades sem desistir ou tomar decisões precipitadas que venham a colocar tudo a perder.
Capacidade de Planejamento
Para manter o negócio e pensar em uma possível expansão.
Liderança
Para gerenciar o seu negócio.
Networking
Para fazer e manter uma rede sólida de contatos, visando oportunidades de trabalhos e parcerias.
Redação - WMB Marketing Digital