Networking: Como fazer com que ele trabalhe a seu favor

Artigos

Networking: Como fazer com que ele trabalhe a seu favor

20 de Dezembro de 2021

Ter boas relações é algo muito importante em praticamente todas as áreas de nossa vida, até por conta de não vivermos sem o outro. 

No âmbito profissional, essas relações podem render vários frutos. É bom sempre pensar no futuro, não somente no momento.

A construção de boas relações de contatos no mundo profissional, podem gerar parcerias, indicações ou até possíveis sócios de empreendimentos gerados nas rodas de conversa.

Ter um bom networking aproxima você e o seu negócio de pessoas que têm os mesmos pensamentos profissionais, construindo assim, relações de conhecimento, onde um aprende com o outro a partir da troca de experiências.

É comprovado que estar com pessoas que conversam sobre assuntos sérios, construtivos e com fundamentos, faz com que você procure conhecer para se incluir no meio, contribuindo assim, para a evolução do seu conhecimento.

Mas afinal, o que é networking?

O termo inglês Networking vem da junção de net = rede e working = trabalhando.

É a ação de estabelecer conexões fortes com parceiros de mercado, para troca de experiências, oportunidades e conhecimentos, necessariamente profissionais.

Para que serve o Networking?

O networking contribui para a troca de experiências, além do desenvolvimento profissional. Ajuda na descoberta de novos mercados, novas vertentes e identificação de novas áreas.

Por que é tão importante?

Com a facilidade de comunicação que nos deparamos, todos se conversam e trocam vivências que tiveram com outras pessoas. Hoje em dia, as empresas preferem não arriscar e a maioria das contratações acontece sob alguma indicação, tanto de colaboradores, quanto de fornecedores. 

Como melhorar o networking?

Estudando a sua área de atuação, pesquisando mais sobre todos os assuntos e consequentemente quando as oportunidades aparecerem, estar pronto para expandir a sua rede de amigos e a de profissionais que agregam ao seu negócio.

Viajar, conhecer outras culturas, novas línguas, novos jeitos, ser uma pessoa interessante faz outras pessoas interessantes se aproximarem.

Por que é bom não estar “mal relacionado”

Assim como existem grupos de networkings bons, existem também os ruins, onde não se troca muitas ideias saudáveis, não se dão bem com outras pessoas, costumam até denegrir outras empresas.

É fundamental se manter longe desse tipo de grupo até por conta de todos terem acesso a tudo. Grupos se interligam por amizades em comum e se você não é bem falado, consequentemente diversas portas se fecham impedindo o crescimento profissional e até pessoal.

É importante sempre estar aberto para as novas descobertas, novas relações e novos conhecimentos. um bom networking pode nos levar onde nem imaginamos e muito pelo contrário de que muitos pensam, o networking é apenas mais uma forma (muito útil)  de promover o seu negócio, se destacando em um mercado cada vez concorrido.

 

Redação - WMB Marketing Digital