Artigos
Empreendedorismo Digital
22 de Novembro de 2021
Com o avanço da tecnologia e com o acesso à internet cada vez mais simples e amplo, o empreendedorismo digital chega como uma forte tendência de mercado.
Antes mesmo da pandemia, essa modalidade já era uma vertente em crescimento. Transações de bancos e compras online, ainda que tímidas, já faziam parte do dia a dia das pessoas.
Mas afinal, o que é o empreendedorismo digital?
Basicamente, o empreendedorismo digital é o ato de empreender na internet, seja se tornando um criador de conteúdo, como os conhecidos influenciadores, ou seja criando um negócio que tem como foco principal a internet, como por exemplo, as lojas virtuais, que estão atualmente em plena expansão.
Também fazem parte do empreendedorismo digital, os cursos online, e-books, vídeosaulas, aplicativos, softwares, jogos, entre outros.
Como surgiu o empreendedorismo digital?
Ainda que tenha ganhado evidência atualmente, o empreendedorismo digital não surgiu recentemente. Ele veio junto com a internet na década de 70.
No entanto, quanto mais a tecnologia avança, mais ele se desenvolve.
Em um momento não tão distante, quem poderia imaginar que uma compra poderia ser feita pelo computador e o produto ser recebido em casa, não é mesmo?!
Hoje em dia, muitos dos empreendedores digitais estão de olho nesse novo comportamento do consumidor, que veio para ficar.
Então, se você se interessa pela modalidade, mas ainda está na dúvida, segue 4 bons motivos para se aventurar no empreendedorismo digital:
1_ Crescimento do ambiente virtual e facilidade de acesso à internet
Com a ampliação do acesso à internet a partir de dispositivos como smartphones e tablets, esse ambiente é mais do que propício não só para a divulgação de produtos e serviços, mas também para a consolidação de empreendimentos totalmente digitais.
2_ Negociações dinâmicas
No ambiente virtual é muito mais simples manter um empreendimento dinâmico para realizar as negociações. Isso porque se elimina a necessidade de encontros presenciais e todas as transações são feitas de forma instantânea e na maioria das vezes, existe maior disponibilidade por parte dos vendedores.
É tudo mais rápido e simples. E essa flexibilidade beneficia tanto o empreendedor quanto os clientes, que mais do que nunca zelam pela simplicidade e rapidez nas negociações.
3_ Facilidade de atingir maior número de pessoas
Com cada vez mais gente conectada, muito mais fácil fazer com que o seu negócio consiga impactar diferentes pessoas, ganhando visibilidade ampla.
Enquanto em um negócio tradicional a atuação é bastante limitada, com a internet, o empreendedorismo digital aliado a boas práticas de marketing e publicidade, é possível fazer com pessoas de diferentes partes conheçam o seu produto ou serviço e efetuem a compra.
4_ Investimento inicial e custos de operação reduzidos
Para ingressar no empreendedorismo digital você vai precisar somente de um computador e uma boa internet, claro.
Investimentos com estrutura física, colaboradores, equipamentos, mobílias, por exemplo, no empreendedorismo digital passam a não existir.
Assim como qualquer outra modalidade, para se destacar é necessário desenvolver habilidades importantes e dominar uma série de conhecimentos.
Portanto, a última dica para que você tenha sucesso no empreendedorismo digital é investir em conhecimento. Faça cursos de gestão, planeje e pesquise o mercado onde deseja atuar.
As oportunidades existem para todos. E as portas estão abertas para aqueles que aceitam novos desafios.
Redação - WMB Marketing Digital