Artigos
Empreendedorismo Criativo
01 de Novembro de 2021

O empreendedorismo criativo é um conceito que vem tomando conta do mercado. Trata-se de uma fórmula baseada na realização pessoal e na felicidade dos empreendedores por meio de seus trabalhos.
Enquanto o empreendedorismo tradicional está diretamente atrelado ao lucro, o empreendedorismo criativo anda lado a lado com a inteligência emocional e parte de uma ideia, de um sonho ou de um grande objetivo de vida.
Mas afinal, o que é o empreendedorismo criativo?
Quando falamos sobre empreendedorismo criativo, o que vem à mente é: abrir um negócio inovador, certo?
Mas só criar algo novo pode não ser a única solução, é preciso ter ideias criativas, inovadoras, capazes de proporcionar novas experiências aos clientes.
Para ter sucesso através do empreendedorismo criativo, o profissional precisa ir além das habilidades tradicionais de um empreendedor. É preciso, em primeiro lugar, ter uma motivação forte o bastante que o fará alcançar os seus objetivos.
Para isso, antes mesmo de iniciar esse tipo de modelo de negócio, você precisa refletir sobre: o que mais gosta de fazer? Quais são as suas maiores ambições pessoais? Como você quer ser lembrado?
A partir daí, você poderá encontrar a sua verdadeira paixão, transformá-la em um empreendimento e então, colocar a mão na massa.
Em resumo, os empreendedores criativos são aqueles que investem em algo que esteja ligado à sua paixão. Ou seja, são os que buscam a realização pessoal antes mesmo do retorno financeiro.
Quais são as características do empreendedor criativo?
O empreendedor criativo:
- tem interesse em aprender e se mantém atualizado
- tem espírito de liderança
- ouve opiniões de terceiros
- é proativo, cooperativo e otimista
- tem foco e organização
- é engajado
Se você não tem todas essas características de um empreendedor criativo, calma, você pode também desenvolver essas habilidades ao longo de sua jornada.
Saiba o que fazer para ser um empreendedor criativo
Para adquirir ou potencializar a criatividade, uma vez que, o empreendedorismo criativo está ligado à realização pessoal, comece pesquisando sobre ideias de negócios.
Tenha vários hobbies a fim de descobrir o que mais gosta de fazer. Reflita sobre os seus anseios e personalidade.
Além de tudo isso, estudar sobre a sua motivação, ter foco, rotina e um plano de negócios para pautar e deixar claro quais são as suas metas, o tornará um empreendedor criativo.
Negócios como Disney, Apple e Ford, são com certeza, grandes exemplos de empreendimentos criativos.
Mas o que empreendedores como Walt Disney, Steve Jobs e Henry Ford têm em comum?
Eles construíram impérios revolucionários a partir de seus sonhos e de suas ambições. E, é claro, trabalhando muito para isso.
Se você está interessado em se tornar um empreendedor criativo, antes de mais nada, você precisa sonhar com a oportunidade.
Depois de definido o seu tipo de negócio, foque no seu cliente. Afinal, ainda que o seu negócio esteja relacionado com a sua paixão pessoal, para que ele se sustente, é preciso vender.
Ofereça alguma solução para o seu cliente e reflita sobre como resolver a sua dor.
Como o próprio nome diz, o empreendedorismo criativo precisa de criatividade.
Então, inove! Busque ideias para os seus produtos ou serviços diferentes daquelas que já estão sendo apresentadas no mercado.
Portanto, o empreendedorismo criativo pode ser algo trabalhado por todos que desejam diferenciar nos negócios, ainda que seja por diversas vezes, um caminho difícil e longo.
Redação - WMB Marketing Digital