Artigos
Capital de Giro
18 de Fevereiro de 2022
Muitas pessoas esperam construir um capital de giro para começar o projeto do negócio próprio ou investir em algo que já existe. Mas também existe quem tem a ideia e aos “trancos e barrancos” a executa e tem sucesso.
Não é lei se ter um capital de giro para começar algo, mas é cômodo. Um capital de giro planejado te deixa mais livre para arriscar, abre mais margem em seus projetos, te dá a opção de compra de materiais melhores e consequentemente mais tranquilidade de não precisar de um resultado tão imediato.
Mas afinal, o que é o capital de giro?
Capital de giro consiste nos recursos que mantém sua empresa funcionando, ou seja, dinheiro que pague todos os funcionários, cubra despesa de materiais e as outras contas adicionais que sua empresa pode vir a ter. Esse, é o capital de giro.
Por que é tão importante?
É de extrema importância ter um capital de giro pois o mundo dos negócios é imprevisível, gastos podem aparecer, impostos aumentarem e também te possibilita inovar, com um capital de giro você pode pensar em algo diferente para te dar resultados no futuro, arriscar alguma mudança em seu negócio.
Como manter?
Seja consciente, divida de maneira correta e sem nenhum asterisco o dinheiro da sua empresa, isso não quer dizer que você não possa fazer uso do dinheiro conquistado, mas procure manter sempre o necessário nos negócios. Muitas empresas quebram por gastos desproporcionais.
Corte o máximo possível de gastos, seja chato com contas, otimize seu negócio, tudo que puder fazer investimentos menores, sem perder a qualidade é necessário, visto que tudo está num preço elevado.
Saiba negociar com fornecedores
Oferecer pagamentos em menores parcelas ou a vista é uma boa chance de conquista de desconto, mantendo dinheiro no caixa de sua empresa, você tem liberdade para isso. No final, faz toda diferença o dinheiro economizado.
Não faça loucuras
Somente faça mudanças bruscas se tiver uma grande certeza de recursos futuros, muitas empresas vem a fechar por conta de empréstimos, dívidas que com o tempo ficam impossíveis de serem pagas.
Por fim, o capital de giro se torna essencial para que tudo corra com tranquilidade e respeito para com quem a empresa trata.
É de extrema importância se ter planejamento e metas bem definidas.
Redação WMB Marketing Digital