Plano de negócios para 2022: Por onde começar? Como fazer?

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Plano de negócios para 2022: Por onde começar? Como fazer?

17 de Dezembro de 2021

Ao elaborar um bom plano de negócios para o ano que está prestes a começar diferencia o empreendedor preparado daquele que é engolido pela maré. Montamos um passo a passo para que você consiga otimizar ao máximo cada setor da sua empresa. Lembre-se que é a partir de um bom plano de negócios que você prevê possíveis gastos a mais e apostar nos pontos fortes do seu produto ou serviço. É só continuar lendo e aproveitar as dicas!

Passo 1 – Entenda o que é um plano de negócios:
Em primeiro lugar, temos que entender exatamente o que significa o termo “plano de negócios” aplicado às empresas. Compreender essa primeira etapa é essencial por dois motivos: o primeiro é o de otimizar o tempo ao montá-lo e o segundo é de priorizar ações pontuais com os diferentes setores envolvidos no seu negócio.

Segundo o Sebrae, há alguns pontos importantes que devemos considerar ao elaborar o plano de negócios para abrir uma empresa, eles não diferem muito dos que precisamos para ter um ano próspero e consolidado. Portanto, para a elaboração do plano, vamos envolver o financeiro, o contábil, o comercial e o marketing. 

Portanto, ele será um documento que envolverá tópicos essenciais para o funcionamento e sucesso da empresa, como:

Objetivos e metas para o ano;
- Possibilidade de expansão – tanto de infraestrutura, quanto de quadro de funcionários;
- Áreas de investimento;
- Estratégias de marketing e orçamento para publicidades;
- Estudo, pesquisa e análise do mercado durante o ano anterior para determinar demandas e tendências.

Passo 2 – Pesquise, estude e tenha números para se basear!
O nosso segundo passo diz respeito aos fatos, às realidades do mercado e aos dados que são fornecidos. Isso porque ignorar tendências que estão em alta acaba prejudicando o progresso e crescimento da empresa. Por exemplo, se os números mostram que 80% dos clientes estão consumindo online, você vai investir todo o seu recurso em meio físico? Talvez a tendência e os números não estão pedindo outro tipo de posicionamento?

Uma dica dos nossos especialistas é assinar newsletters de grandes portais do seu segmento e acompanhar quais soluções você pode estar desenvolvendo se baseado em dados. Anote números interessantes para o seu segmento e os leve em reuniões com outros setores, discuta o que eles significam para a realidade da empresa. Os insira no plano de negócios estipulando metas relacionadas a eles.

Se o e-commerce cresce 70% por ano, quanto a sua empresa pode estar crescendo no meio digital também? Ou seja, relacione dados com seus produtos e serviços. Utilize as pesquisas a seu favor.

Passo 3 – Seu público pode ter mudado.
Faça uma pesquisa de mercado sobre o consumidor do seu produto ou serviço e comece o ano falando a língua que ele entende. Se for necessário alterar o tom de voz da sua empresa, altere. O plano de marketing deve estar ajustado ao seu consumidor, que deve se identificar com o que a marca quer passar. 

Pesquisas recentes revelam que o consumidor prefere comprar ou contratar serviços de marcas que se posicionam para um mundo melhor, que tenha positividade e que colabore com ambientes mais saudáveis. O plano de negócios deve levar em consideração quais estratégias são eficientes para se comunicar com seu consumidor.

Passo 4 – Como investir, onde investir, eis a questão.
Dessa forma, tenha todos os relatórios baseados no fluxo de caixa, nas taxas de inadimplência, dos produtos que mais tiveram demanda, quais fornecedores tiveram um custo-benefício maior, quais mercados se abriram como oportunidade… Enfim, integre todas as equipes nesses dados para futuras tomadas de decisões.

O principal desafio de um plano de negócios é supor situações e estar preparado como negócio. É como se fosse um grande mapa que você e sua equipe devem visualizar os possíveis furos e percalços. Com os dados fundamentados na realidade, fica mais fácil e menos complicado fazer esse exercício de previsão. 

Portanto, é com essas suposições que você vai examinar onde investir, quanto investir e como investir. Por isso, tenha uma equipe pronta para refletir sobre os números, ativa nas mudanças que podem surgir. Estude também como ter parcerias certas para o ano que se inicia faz toda a diferença.

Último passo: Plano de negócios na prática:
Agora, mãos à obra! Isso porque o fim de ano já chegou e a sua empresa precisa começar o próximo ciclo cheia de energia e objetivos. Então, inspire sua equipe para o crescimento. Com os dados, estabeleça metas para cada setor. Por fim, monte o plano de negócios e organize os pontos em um documento compartilhado com seus colaboradores:

- Missão e valores da empresa, ou seja, reforce sempre a cultura;
- Produtos e serviços oferecidos;
- Segmento e público alvo atendidos; 
- Indicadores econômicos sobre o ano que está acabando; 
- O que foi proposto em cada setor;
- Estudos sobre o mercado e números sobre tendências;
- Pesquisa profunda sobre os pontos fortes e fracos da empresa;
- Metas reais para o próximo ano;
- Objetivos diferentes para cada equipe;
- Análise sobre a concorrência e onde se pode melhorar;
- Projeção de diferentes cenários e como se deve agir em cada um.

Fonte: Brasilfone