Infoprodutos: o que são, quais são os principais tipos e como atuar neste mercado

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Infoprodutos: o que são, quais são os principais tipos e como atuar neste mercado

20 de Janeiro de 2022

Um infoproduto nada mais é do que um produto digital que, na grande maioria das vezes, ensina alguém a fazer alguma coisa. Ou seja, infoprodutos são uma forma de transmitir um conhecimento de forma organizada, de entreter, gerar engajamento ou de resolver/apoiar alguma necessidade da pessoa que o adquiriu.

Com a revolução do meio digital e a aceleração da educação online, os infoprodutos (ou produtos digitais) ganharam ainda mais força e espaço na internet. 

Neste artigo, você saberá o que são infoprodutos, quais são as possibilidades de atuar com eles, quais são os nichos de mercado que concentram os infoprodutos mais vendidos e como você pode ter acesso a esse universo, atuando como afiliado ou produtor.

Principais tipos de infoprodutos

eBooks
Um eBook é um livro digital, que pode ser lido através de um computador, tablet ou celular. Esse talvez seja o formato mais simples de se transmitir um conhecimento via infoproduto. 

Apesar da popularização dos eBooks, utilizados amplamente como iscas digitais entregues gratuitamente após o preenchimento de alguns dados em uma página de captura, ainda assim existe espaço para a comercialização desse tipo de material.

Muitos produtores vendem diariamente algumas dezenas e até mesmo centenas de eBooks. Basicamente, eles tiveram o trabalho de produzir um conteúdo de extrema qualidade uma única vez e lucram todos os dias com as vendas desse material.

O eBook é o infoproduto ideal para quem quer “abrir a carteira” do seu futuro cliente. Por ser uma material mais simples, na maioria das vezes esse conteúdo é vendido a um preço bem acessível e serve como porta de entrada para a venda de infoprodutos que possuem maior valor agregado.

Podcasts
Outra forma de transmitir conhecimento é através de um podcast. Com esse tipo de infoproduto, você poderá disseminar conteúdo em áudio para sua audiência. 

Uma das principais vantagens desse tipo de material é a facilidade dele ser consumido. Afinal de contas, um podcast pode ser escutado por pessoas que estejam desempenhando outras atividades. E pode ser caminhada, musculação, uma viagem de avião/ônibus e até mesmo enquanto dirigem seus automóveis ou fazem serviços domésticos.

Um podcast de qualidade é uma excelente forma de criar audiência e até mesmo uma comunidade, abrindo porta para a divulgação de outros infoprodutos que você pode criar para comercialização.

Audiobooks
Se você precisa entregar um conteúdo mais denso em um formato simples de ser absorvido, você precisa investir na criação de um audiobook. Com ele, poderá narrar um conteúdo para seu cliente, o qual poderá consumi-lo também enquanto realiza outra atividade.

Para os aficionados por livros, o audiobook é uma forma de acelerar o processo de aprendizado. Ou seja, você pode entregar áudios que resumem conteúdos ou os conteúdos completos podem ser consumidos de forma acelerada (1.25x, 1.50x, 1.75x e 2x) com funcionalidades nativas dos apps que reproduzem áudios.

Vídeos tutoriais (Screencasts)
Outro famoso modelo de infoproduto que você pode criar, são os screencasts, ou seja, vídeos tutoriais que mostram a gravação de uma tela. Esse formato de infoproduto é muito utilizado para ensinar pessoas a utilizarem ferramentas digitais ou plataformas existentes no mercado.

Um exemplo prático de screencast é um infoproduto que ensina as pessoas a anunciarem seus produtos ou serviços no Facebook/Instagram, Google e YouTube, tudo de forma prática e didática, clique a clique, gravando a tela. Acredite ou não, esse tipo de curso existe e tem uma demanda muito alta.

Vídeo-aulas
Um dos formatos mais famosos de infoproduto é o modelo de vídeo-aulas. Nesse estilo, uma pessoa compartilha o seu conhecimento através de vídeos, utilizando uma apresentação na tela do computador ou em um flipchart. 

As aulas geralmente são entregues dentro de uma área de membros. Nela, o curso online é estruturado em módulos e cada um dos módulos possui aulas organizadas de forma sequencial, para que o aluno acompanhe todo o raciocínio do conteúdo e avance seu conhecimento de maneira correta. 

Nesse formato de infoproduto, ainda é comum que os produtores disponibilizem algum tipo de complemento da aula em vídeo em outro formato, como um PDF ou planilha, por exemplo.

Programa de mentoria online
Um infoproduto em plena expansão no mercado digital é o programa de mentoria online. Nesse formato, uma ou mais pessoas que são autoridades em um determinado tema, se reúnem ao vivo com seus mentorados em uma sala online para um papo virtual.

Nele, um conhecimento é compartilhado e pessoas presentes trocam experiências sobre seus desafios e vitórias, trazendo ações que melhor funcionaram em seus negócios e também os próximos passos para o desenvolvimento.

Geralmente, esses encontros virtuais são realizados a cada 15 dias ou mensalmente e ficam gravados para que os integrantes da mentoria possam consultar o conteúdo sempre que precisarem.

Infoprodutos mais vendidos
Dentre os infoprodutos mais vendidos da internet, é comum ver um produtos digitais que façam parte de um destes três grandes nichos de mercado: 

Dinheiro & finanças; 
Saúde & emagrecimento; 
Relacionamentos. 
Atualmente, a maior parte das pessoas que procuram por produtos digitais querem um material que resolva alguma dor ou necessidade que possuem acerca desses temas.

Porém, isso não significa que um infoproduto que não esteja inserido em um desses não vai gerar bons resultados financeiros para a pessoa ou a empresa que o criou.

O mercado EAD (Ensino à Distância) cresceu exponencialmente nos últimos anos. Assim, existe espaço para que qualquer tipo de treinamento online seja comercializado na internet, desde um infoproduto que ensina a fazer papinhas para bebês de 6 a 18 meses até que mostram como ajudar idosos.

O mercado de infoprodutos está saturado?
É muito pouco provável que você pense em algo que possa ser ensinado e que ainda não tenha um curso online, um eBook, um canal do YouTube ou até mesmo um podcast a respeito. Você pode estar pensando que, se existe um infoproduto para cada tipo de dor ou necessidade que as pessoas têm, então esse mercado está saturado.

Esse é um dos maiores erros dos produtores e dos afiliados que deixam de entrar em campo por medo da concorrência. O fato é que não importa o quão concorrido seja um nicho de mercado, sempre existirá espaço para um bom produto digital nele.

Além disso, as pessoas não compram infoprodutos apenas por conta daquilo que vem escrito na página de vendas (suas características, benefícios e transformações realizadas). Elas compram também por afinidade com a pessoa ou empresa que desenvolveu tal infoproduto.

Se você gosta, por exemplo, do mercado de investimentos e finanças, sabe que existem diversos profissionais e empresas de qualidade e com muito know how sobre esses temas. A verdade é que cada um deles possui a sua própria audiência e muitas das vezes, uma pessoa que compra um infoproduto da pessoa/empresa A, também pode comprar o da pessoa/empresa B. Em resumo, tem espaço para todo mundo!

Formas de vender um infoproduto
Agora que você já sabe que existe espaço para todos, é hora de saber como vender um infoproduto. Vamos conferir as principais estratégias de venda?

Venda em modo lançamento
Uma das estratégias mais utilizadas por produtores de infoprodutos é o de manter as vendas fechadas durante a maior parte do ano e abrir o carrinho em algumas semanas específicas. Essa estratégia é conhecida como “lançamento”. 

Uma das principais vantagens de vender um infoproduto apenas em lançamentos é o de criar expectativa e senso de urgência na audiência, trabalhando fortemente com o gatilho da escassez. A ideia é gerar o sentimento de que quem não aproveitar a oportunidade para comprar o infoproduto durante aqueles terá de esperar uma nova data de abertura de carrinho.

Venda em modo perpétuo
Outro modo de vender um infoproduto é no modelo perpétuo, ou seja, ele está sempre disponível para compra. Nesse estilo, é mais comum encontrar afiliados atuando junto ao produtor para fazer suas vendas e receber uma comissão automática cada vez que alguém compra o material. 

Assim como acontece nos lançamentos, também é possível utilizar gatilhos mentais para vender em modo perpétuo. A diferença aqui é que outras técnicas de persuasão são utilizadas. Ao invés de focar na urgência e escassez, o discurso é mais pautado nas dores e necessidades da persona.

Principais plataformas para infoprodutos
Agora que você já conhece as principais formas de transmitir seu conhecimento e já sabe quais são as possíveis estratégias que pode utilizar para vender seu produto digital, é hora de conhecer quais são as principais plataformas de infoprodutos do mercado. Veja como elas podem facilitar o seu dia a dia na hora disponibilizar os conteúdos para seus alunos.

Hotmart
A Hotmart é uma das plataformas pioneiras no mercado de infoprodutos do Brasil. Ela oferece uma estrutura completa para que você possa hospedar e vender seus produtos digitais. A plataforma conta com ferramentas que atendem às necessidades de produtores e também de afiliados, além de relatórios que trazem importantes insights para o crescimento do seu negócio. 

Ela também possui uma área de membros exclusiva (Hotmart Club) para que produtores possam organizar suas aulas e conteúdos em módulos, e oferecer materiais complementares e certificados de conclusão. Além disso, oferece integração com o RD Station Marketing para que você possa fazer tudo de forma automatizada.

Eduzz
A Eduzz é uma multiplataforma que conecta produtores e afiliados. Ela também oferece a possibilidade de você criar sua própria área de membros através da Nutror, uma ferramenta gratuita que permite a criação de toda estrutura do curso online. Isso facilita a vida de produtores e também dos alunos, que poderão consumir o conteúdo do curso de forma organizada e sequencial.

Assim como na Hotmart, toda venda de um produto digital feita pela Eduzz, é “trackeada” e a comissão é entregue automaticamente para o produtor e também para o afiliado que indicou o produto na WEB.

Monetizze
A Monetizze é uma plataforma que faz a intermediação entre o consumidor, produtor e afiliado. Dessa forma, ela é responsável por gerir as vendas dos infoprodutos e liberar os conteúdos que foram adquiridos pelo aluno.

De forma similar à Hotmart e Eduzz, a Monetizze também oferece uma área própria para gestão de membros. Com a Membertizze, o produtor poderá estruturar todo o curso de forma simples, prática e rápida. 

Além disso, assim como as plataformas citadas anteriormente, a Monetizze oferece integração com ferramentas do mercado digital e relatórios customizados para análise das vendas.

Como ter sucesso no mercado de infoprodutos?
Embora pareça simples a ideia de encapsular um conhecimento, transformando-o em um curso online, é preciso entender que existem diversos passos necessários para se alcançar o sucesso no mercado de infoprodutos, seja atuando como produtor ou afiliado.

O fato é que o mercado de infoprodutos envolve uma série de estratégias de Marketing Digital por trás dele. Ou seja, o produtor provavelmente terá de adquirir boas noções de tráfego pago, copywriting, geração de conteúdo, gatilhos mentais, criação de páginas de captura, página de vendas, edição de vídeos e muito mais! 

Além disso, precisará operar uma ferramenta de Email Marketing e configurar toda a área de membros dentro da plataforma escolhida para comercializar seu produto digital. Portanto, quanto mais você estudar e aplicar as estratégias certas de Marketing Digital, maior a probabilidade de obter sucesso nesse mercado tão promissor. 

Se você não tem tempo para aprender todas essas habilidades ou ainda não possui uma equipe que possa ajudar a operacionalizar tudo que é necessário para um produto digital vender bem, saiba que você pode encurtar o caminho ao contar com uma agência de infoprodutos

Ela ficará responsável por desenvolver todas as estratégias e gerir toda a parte técnica por você. Dessa forma, seu foco permanecerá somente no seu negócio, ou seja, no conteúdo que será entregue a seus futuros alunos.

E aí? Está pronto para criar um infoproduto e transmitir seu conhecimento para o mundo? Ou prefere se beneficiar dos produtos digitais já existentes, afiliando-se a alguns deles para recomendá-los na internet, ganhando uma comissão a cada venda realizada?

Fonte: Resultados Digitais