Notícias
Como um empreendedor pode separar a vida pessoal da profissional?
01 de Agosto de 2022
Ter o próprio negócio nem sempre é fácil. É comum que um empreendedor tenha dificuldade para se desligar do trabalho ou utilizar o final de semana para refletir sobre os assuntos profissionais, sem descansar o corpo e a mente.
As mudanças digitais e a possibilidade de poder trabalhar em qualquer hora e lugar colaboram para que empreendedores não consigam se desvincular dos negócios no tempo livre. Os aplicativos de mensagem e redes sociais já se tornaram parte da rotina de muitos brasileiros.
Confira, a seguir, como separar a vida pessoal da profissional, obstáculo enfrentada por diversos empreendedores nos dias atuais.
Fatores que ocasionam a dificuldade de separar a vida pessoal da profissional
Além do avanço tecnológico, diversos fatores ocasionam a dificuldade de separar a vida pessoal do trabalho. Crise na saúde, alta nos preços dos alimentos básicos, doenças ainda não diagnosticadas e mudanças nas políticas podem fazer com que um empreendedor não consiga se “desligar”.
Para piorar a situação, o atual cenário socioeconômico brasileiro não permite que empreendedores novatos ou que têm negócios de pequenos portes possam ter um tempo consigo mesmos. Assuntos profissionais precisam ser resolvidos em razão das necessidades familiares.
Dicas para separar a vida pessoal da profissional
Algumas dicas podem ser seguidas para separar a vida pessoal do trabalho e poder não cair em um esgotamento mental ou em crises de ansiedade. Confira quais são!
Filtrar o que realmente é urgente
Saber considerar e separar o que é urgente do que é somente importante, é bastante necessário. As pessoas tendem a confundir o que é importante e o que é urgente, acabando por dar atenção a situações não necessárias para aquele momento. Dessa forma, nem tudo deve ser resolvido imediatamente.
Saber até que ponto se pode ir
Compreender e reconhecer quais são os limites é uma dica muito importante, assim como saber dizer “não” quando de fato for necessário. Portanto, o empreendedor precisa dar exemplo aos seus funcionários e estabelecer em sua empresa um conjunto de boas práticas que ajudem a todos também a se desligarem.
Mudar o estilo de vida
Tentar inserir na rotina momentos mais sozinhos, destinados ao cuidado do corpo por completo (podendo ser uma atividade física ou um hobby) é uma ótima opção. É importante não depositar desafios, metas e deadlines nas atividades porque não terá nenhuma lógica, já que o cenário de produtividade que existe no trabalho aparece novamente.
Outro ponto relevante é passar um tempo de qualidade com a família e amigos, em que seja possível se desconectar dos negócios.
Buscar ajuda profissional
Caso a situação esteja tão pesada ao ponto de causar sofrimento psicológico, o empreendedor deve buscar ajuda de um profissional especializado no assunto, para que ele possa intervir de maneira adequada.
Fonte: Seu Crédito Digital